top of page

MINICURSOS.

 

MC 01 - Multiculturalismo e identidade em comunidades tradicionais.

Guilherme Paiva de Carvalho Martins (PPGCISH/UERN)

O minicurso tem como objetivo discutir o conceito de multiculturalismo tomando como referência a formação da identidade cultural em comunidades tradicionais. A ideia de multiculturalismo remete ao plural, consistindo na formação de identidades híbridas, heterogêneas e diversificadas. Em comunidades tradicionais existentes no Brasil, observam-se manifestações artísticas, rituais e tradições que podem ser caracterizadas como expressões do multiculturalismo e da diversidade cultural. Assim, no minicurso é proposto a análise de tais manifestações a partir da concepção de multiculturalismo.

 

MC 02 - Espaço e tecnologia em Martin Heidegger e Milton Santos.

Marcos de Camargo Von Zuben (PPGCISH/UERN) e Rogério Holanda da Silva (UERN)

Este minicurso tem como objetivo pensar e discutir a questão ontológica do espaço e da técnica à luz do pensamento de um filósofo (Martin Heidegger) e um geógrafo (Milton Santos). Para tanto, busca-se explicitar um novo propósito fundamental para a questão da ontologia do espaço em conjunto com a discussão acerca da técnica que é, para os autores pesquisados, uma questão necessária de ser discutida. No pensamento de Martin Heidegger o espaço e a técnica são conduzidos no âmbito do discurso da questão do ser, por isso correspondem a uma questão fundamental em sua ontologia. Do mesmo modo, Milton Santos vem tratar da questão do espaço em um sentido geográfico (espaço geográfico) fundamentando-se numa análise sobre a técnica, que inclui um pensar sobre o modo de ser do homem, isto é, pensar o espaço é o mesmo que analisar o homem em sociedade como construtor e construído pelo espaço. A metodologia de trabalho será em forma de exposição, acompanhado de debates; leitura de trechos inerentes às obras base que serão trabalhadas: Ser e tempo (Heidegger, 2012) e a Natureza do Espaço (Santos, 2012), além de outras obras e comentadores.

 

MC 03 - Antropologia e Sociologia das Emoções: uma introdução.

Raoni Borges Barbosa (GREM/PPGA/UFPB)

Neste curso serão apresentadas a antropologia e a sociologia das emoções, um quadro contextual de seu surgimento nos anos 70 e a crise nos paradigmas das ciências sociais. Além disso, se discutirá como a sociologia e a antropologia discutem a relação  entre as emoções e a sociedade como fundamento para  se entender a questão do indivíduo na modernidade. Apresentar-se-á também um perfil de alguns autores, a partir de Simmel, passando pela Escola de Chicago e a segunda geração de interacionistas, principalmente Goffmann, a centralidade de N. Elias, o Thomas Scheff e sua leitura sobre Goffmann e Elias. Passando pelo Brasil, com Velho, Rezende, Coelho e Koury.

 

MC 04 - Sexualidade e Diversidade.

José Evaristo de Oliveira Filho (PPGCISH/UERN)

Este minicurso apresentará e discutirá algumas questões epistemológicas, teóricas e metodológicas relacionadas ao estudo da sexualidade e diversidade, e explorará as suas relações com o estudo de gênero, etnicidade e identidade. O curso também discutirá algumas maneiras pelas quais a sexualidade constrói e é construída pela política, sociedade, cultura, conhecimento e poder. Adicionalmente, o minicurso trabalhará alguns tópicos introdutórios em teoria queer.

 

MC 05 - Estratégias para pesquisas interdisciplinares em Ciências Sociais e Humanas.

Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira (UFERSA)

O objetivo deste minicurso é tratar dos desafios e obstáculos para se trabalhar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade nas ciências sociais e humanas. Na busca por uma nova formação, de caráter mais humanista e reflexivo, são feitas críticas severas à disciplinaridade, conduzindo a enfrentamentos com a tradição acadêmica e a trilhar por caminhos de incertezas, o que torna fundamental uma postura de humildade em reconhecer as carências formativas e perante a complexidade da realidade. Nesse sentido, será explorada a noção complexa de método enquanto estratégia, promovendo-se reflexões acerca da fragmentação dos saberes e do cultivo da monocultura mental fomentada pela concepção clássica de ciência, para, por fim, apresentar o trajeto e o resultado de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Ciências Sociais e Humanas da UERN, na Área de Avaliação “Interdisciplinar” da CAPES, que abordou aproximações entre o jurídico, o mítico e o religioso a partir da ritualística, do simbolismo e do imaginário no Direito, o que só foi possível encarar de forma transdisciplinar e seguindo os princípios do pensamento complexo.

bottom of page